Tentação - O que você precisa saber.
- Fabiana Gusmão
- 11 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

“Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte. Não vos enganeis, meus amados irmãos.”
Sabemos que Deus envia provações para testar e amadurecer a nossa fé, mas você sabia que atrás de toda provação há uma tentação?
Todos nós somos tentados, como nos orienta Tiago em sua carta - “ao ser tentado”. Não devemos, porém, atribuir a culpa dessas tentações a outras pessoas, a Deus ou ao Diabo. “...porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.” 1João 2:16-17
O pecado começa no íntimo do nosso coração, e não por fora. “... cada um é tentado pela sua própria cobiça quando esta o atrai e seduz. Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.”
Veja que o pecado não é um ato em si, mas uma progressão de ao menos 4 estágios:
1- Cobiça (desejo)
2- Atração (ilusão)
3- Concepção (desobediência)
4- Consumação (morte)
O pecado começa em nosso coração com a cobiça; depois, a cobiça concebe. A concepção é a união de duas coisas: nossa natureza pecaminosa e concupiscente se junta com a tentação externa, e assim, o pecado nasce. O pecado causa a morte pois nos separa de Deus, quebra nosso relacionamento com Ele.
O pecado é, portanto, o resultado da combinação da cobiça interior com a tentação exterior. A pessoa cede à tentação e permite que o desejo desenfreado controle suas ações.
A tentação em si não é o pecado. Jesus foi tentado (Marcos 1:13; Lucas 4:1-13), mas nunca pecou (Hebreus 4:15).
“Deus é fiel e não permitirá que sejamos tentados além das nossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, nos proverá livramento, de sorte que a possamos suportar.” 1Coríntios 10:13
A vitória sobre a tentação se dá com a lembrança de quem é Deus e com a confiança em sua Palavra que, como Ele, não pode mudar.
Precisamos seguir a instrução do apóstolo Paulo: “andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer...” Gálatas 5:16
Como Jesus, nós seremos tentados, porém, ao nos sujeitarmos a Deus e resistir ao diabo, este fugirá de nós. Tiago 4:7.
Comments