top of page

A essência do orgulho

Atualizado: 16 de nov. de 2024

A essência do orgulho é o egoísmo, seja ele manifestado através da arrogância, da ostentação, da autodefesa e do medo. Todas as formas de egoísmo revelam falta de amor ao próximo e falta de fé em Deus.  Queremos ser servidos e tornamo-nos consumidores egoístas em lugar de servos.

 

  • Preocupamo-nos com que os outros podem pensar - não estamos convencidos de que Deus se alegra em nós, como está escrito em Salmo 149:4 (Porque o Senhor se agrada do seu povo e exalta os humildes com a salvação.)

  • Preocupamo-nos em satisfazer nossas necessidades – não cremos que Deus suprirá todas elas. Mateus 6:6 “Portanto, não se preocupem, dizendo: "Que comeremos?", "Que beberemos?" ou "Com que nos vestiremos?" Porque os gentios é que procuram todas estas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de todas elas.  Mas busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas lhes serão acrescentadas.”

  • Disputamos atenção – não consideramos que Deus recompensa o que é feito em segredo. Mateus 6:6 “Mas, ao orar, entre no seu quarto e, fechada a porta, ore ao seu Pai, que está em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa.

  • Comparamo-nos com os outros – esquecemos que Jesus é a nossa justiça. 1Coríntios 1:30 “Mas vocês são dele, em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e redenção”


A humildade nos permite renunciar aos nossos direitos com alegria para servir a Deus e ao próximo, assim como Jesus fez. Filipenses 2:5-7 nos ensina “o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

Jesus quer que sejamos livres para honrá-lo e glorificar o Pai, enquanto servimos ao próximo. “Porque não pregamos a nós mesmos, mas a Jesus Cristo como Senhor e a nós mesmos como servos de vocês, por causa de Jesus.” (2Co 4:5)

ree

Somos desafiadas a trocar o orgulho pela humildade.  A certeza de que Deus se alegra em nós e supre nossas necessidades nos convida viver de maneira mais generosa e altruísta e servir ao próximo, tal como Jesus nos ensinou.


Você tem sido consumidora ou serva? A tabela a seguir contrasta o modo de vida consumidor com o do servo.

CONSUMIDORA

SERVA

“O que isso me oferece?”

“Como posso servir ao próximo?”

“Quem vai se relacionar comigo para suprir minhas necessidades?”

“Com quem posso me relacionar para suprir suas necessidades?”

Critica os erros e as fraquezas de outras pessoas.

Procura saber onde a graça divina está em ação na comunidade.

Gira em torno de quem tem algo a oferecer.

Reconhece a diversidade dos dons.

Usa o próximo para obter ganhos pessoais.

Procura fortalecer o próximo.


 
 
 

Comentários


Fabiana Gusmão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page