Qual o segredo da sabedoria?
- Fabiana Gusmão
- 9 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de jan. de 2024
Sabedoria é um tema antigo e universal, comentado nas mais diversas culturas, religiões e filosofias.
Na antiguidade acreditavam que a sabedoria pertencia somente aos seres divinos, até ser secularizada pelos filósofos gregos Sócrates, Platão e Aristóteles.
A sabedoria tem sido objeto de estudo da Psicologia. Alguns psicólogos entendem a sabedoria como uma virtude desejada e admirada, outros, a definem como um nível excepcional do desenvolvimento humano.
Algumas sabedorias estão fundamentadas na intuição e na experiência - por isso é tão limitada. Geralmente essas sabedorias são fundamentadas no orgulho e egoísmo do ser humano. Por essa razão, não há sabedoria verdadeiramente confiável fora de Deus.
A sabedoria descrita na Bíblia não vem de uma vida longa nem dos nossos esforços - “em Deus, porém, estão a sabedoria e o poder; a Ele pertencem o conselho e o entendimento” Jó 12:13. Ele é quem “dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento.” Provérbios 2:6.
O segredo da sabedoria é conhecer a Deus e confiar nele. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais o vemos como Ele é, e quem nós somos neste relacionamento com Ele. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e o conhecimento do Santo é a prudência” Provérbios 9:10.
Deus é bom, pai, sábio, santo, poderoso, onisciente e compassivo, por isso devemos orientar tudo em nós e em nossas vidas de acordo com Ele, e não em nós mesmas.
Somos sábias quando nos centralizamos em Deus e quando admitimos que somos totalmente dependentes dEle para discernirmos corretamente qualquer coisa sobre nós mesmas e sobre a vida.
O viver sábio traz muitos benefícios, como:
segurança - A mulher sábia não teme, pois confia em Deus e sabe que ele está no controle de todas as coisas, portanto, não precisa ficar ansiosa. Ela sabe que Deus é digno de confiança e que Ele pode e fará tudo para o nosso bem e para a sua glória.
Orientação - Quando confiamos e nos submetemos aos caminhos de Deus, experimentamos sua orientação num caminho reto, e não cheio de desvios frustrantes provocados por nós mesmas.
Felicidade - Mesmos as ocasiões infelizes podem ser vividas com alegria e paz, quando lembramos quem as ordenou e que Ele as permitiu por uma boa razão. A felicidade profunda e duradoura será encontrada apenas em Cristo.
Autoconhecimento - Quanto mais conhecemos a Deus, mais conheceremos a nós mesmas.
A sabedoria é, de fato, impossível para nós, ainda sim, depois de termos vislumbrado seus benefícios, desejamos ser sábias. Então, o que fazer? O reconhecimento de nosso impossível dilema traz à vida, as palavras de Paulo:
"Lembrem-se, irmãos, de que poucos de vocês eram sábios aos olhos do mundo ou poderosos ou ricos quando foram chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas que o mundo considera loucura para envergonhar os sábios, assim como escolheu as coisas fracas para envergonhar os poderosos. Deus escolheu coisas desprezadas pelo mundo, tidas como insignificantes, e as usou para reduzir a nada aquilo que o mundo considera importante. Portanto, ninguém jamais se orgulhe na presença de Deus. Foi por iniciativa de Deus que vocês estão em Cristo Jesus, que se tornou a sabedoria de Deus em nosso favor, nos declarou justos diante de Deus, nos santificou e nos libertou do pecado" 1 Coríntios 1:28-30 "Nele estão escondidos todos os tesouros de sabedoria e conhecimento" Colossenses 2:3. Se estamos em Cristo, estes tesouros também são nossos.
Partes do texto tirado do capítulo 1 do livro Mulheres Sábias. Autora Lídia Brownback. Ed Fiel
Komentáře