Minha experiência com a Psicologia
- Fabiana Gusmão
- 17 de dez. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de dez. de 2023

Enquanto me preparava para o magistério e pensava sobre a faculdade que deveria cursar, desejei ser uma mulher e uma profissional capaz de curar o sofrimento e levar alegria a quem estava triste e angustiado. Então eu resolvi estudar Psicologia para aprender como alcançar esse alvo. Fiz cursos de aprimoramento e especialização na área clínica e participei de inúmeros congressos e palestras que considerei importantes para a minha formação.
Devido alguns problemas que passei, fiz terapia com diferentes psicólogos e abordagens. Cheguei fazer cinco sessões na semana, porém, minha angústia só aumentava. Fiquei endividada, perdi muito peso, sofria com enxaquecas e pensamentos suicidas.
Eu me lembrava de Deus, mas sentia que Ele estava distante de mim. Eu já havia provado o seu amor e decidido viver para Ele, porém, me distraí durante a faculdade e ignorei os seus conselhos. Ainda assim, Deus não desistiu de mim, embora achasse que Ele havia me abandonado.
Decidi buscar ajuda fora do consultório de Psicologia. Procurei um dos pastores da igreja que estava visitando e, ali, em seu gabinete, recebi o conforto que estava tanto precisando ao ouvir sobre o amor incondicional de Deus por mim. Foi tão profundo e ardente!
Eu compreendi que eu é quem havia me distanciado de Deus e passei a confiar na ciência como se fosse a verdade absoluta que explicaria e trataria a minha mente. Concluí que aquilo que tanto esperava encontrar nos consultórios, só Deus poderia fazer por mim.
A partir daí eu não seria mais a mesma. Eu não queria perder nunca mais aquela sensação tão prazerosa da presença de Deus em mim. Passei a me dedicar aos estudos da Bíblia em casa, na igreja e no seminário de teologia. Realizei vários cursos para que pudesse aprender mais sobre quem é Deus, o que Ele deseja, como agradá-lo e como comunicar as pessoas o que Ele estava fazendo na minha vida.
Deus tem me transformado dia após dia, tem me sustentado durante os problemas e tem me dado a oportunidade de poder ajudar outras pessoas.
Hoje reconheço que a Psicologia tem seus benefícios, mas, nenhuma abordagem humana é capaz de penetrar as profundezas do coração, trazer perdão, proporcionar a paz que excede toda compreensão humana, nos salvar e transformar os comportamentos e a mente.
Comments