Fonte dos nossos problemas
- Fabiana Gusmão
- 3 de jan. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 19 de jan. de 2024
Todas nós, independentes da classe social, raça ou etnia, percebemos que há algo errado com o mundo. Nós temos problemas significativos e almejamos respostas. Encontramos muitas respostas que nos dão alívio por um ou dois dias, mas depois nos encontramos novamente em nosso ponto de partida.
Alguns dizem que a resposta está em nós, só precisamos crer, outros vendem sua fórmula secreta para o sucesso. Outros afirmam que não há verdade absoluta e devemos aprender a conviver.
Nossos dias se passam e os problemas se multiplicam enquanto tentamos uma estratégia fútil depois da outra na esperança de que algo dê certo.
Em contraste a esse desalento, a Bíblia brilha como um farol de sabedoria inesgotável e esperança eterna. Ela identifica claramente a fonte de todos os nossos problemas enquanto aponta também o único caminho para a verdadeira transformação de vida.
A Bíblia não é um livro de autoajuda, pelo contrário, ela ensina que nós não podemos nos ajudar pois os nossos problemas estão profundamente enraizados, inseparáveis de nossa própria natureza. Podemos mudar a mobília ao redor de nossas vidas ou organizar um pouco as coisas, mas não podemos mudar verdadeiramente quem somos de coração.
O mundo nos assegura que nossos problemas se originam de uma série de situações: nossa criação, nossa educação, a economia, o ambiente, o governo, “aquelas” pessoas, nossa química cerebral etc.
A Bíblia nos ensina que a fonte dos nossos problemas é o pecado que está em nós. Pecado é a recusa a amar a Deus ou ao nosso próximo, ignorando os dois primeiros mandamentos da lei de Deus.
Por que não amamos a Deus e aos outros como deveríamos? Não amamos porque não cremos que somos amados e nem que Deus seja amor e ficamos aquém da intenção amorosa de Deus para as nossas vidas. Criamos deuses menores para assumirem o seu lugar – deuses que nos fazem sentir amadas, como a aceitação, o poder, a segurança e o conforto.
Isso é chamado de idolatria. Todo nosso pecado flui de incredulidade e da idolatria. Cultuamos a nós mesmos para sermos felizes. Nós abandonamos o Deus amoroso e fizemos outros deuses para tomar o seu lugar.
O pecado de não amar a Deus acima de tudo ou amar os outros como já amamos a nós mesmas é a fonte de todos os problemas do mundo.
Precisamos tirar os olhos de nós mesmas e colocá-los na sabedoria que vem do alto - de Deus - e essa sabedoria é encontrada na Bíblia.
Precisamos de um Salvador que possa nos resgatar de nós mesmas, de nosso pecado, de nossa incredulidade e de nossa idolatria.
Jesus Cristo veio ao mundo para salvar pecadores Com um alto custo para Si mesmo e para Seu Filho, Deus abriu um caminho para retornarmos a Ele e sermos transformadas em pessoas semelhantes à Ele.
A Bíblia é a história de amor de Deus por nós e Sua determinação de ter um povo para o Seu próprio prazer e nossa alegria infinita. É o único livro que pode diagnosticar corretamente nosso problema de pecado. Ela revela o mais profundo dos nossos corações, dos nossos pensamentos e motivações mais íntimas. A Bíblia também é o único livro que pode nos dar esperança, poder e motivação para mudar.
“Aquele que não poupou o seu próprio Filho, mas por todos nós o entregou, será que não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Romanos 8:32.
A única esperança que temos para vencer o pecado, a idolatria, incredulidade e falta de amor é a ressurreição de Jesus. Ele morreu uma vez e nunca morrerá novamente e agora está providencialmente protegendo e proporcionando tudo o que necessitamos para perseverar através dessa vida difícil e nos unirmos a Ele em felicidade eterna.
Existe apenas um motivo que resistirá ao teste do tempo: o amor. O que nos fará amar? O prévio amor de Deus por nós.
Devemos começar nosso dia com esse pensamento: Jesus Cristo me ama e se deu por mim, assegurando o sorriso do Pai para mim não importa como os dias passam, conheceremos as alegrias da obediência e do arrependimento.
Sim, somos pecadoras e fontes dos nossos problemas, mas fomos amadas e esse amor é poderoso para mudar tudo sobre nós e a respeito do mundo. Esse amor está encarnado de forma humana no nosso Salvador Jesus que se dispôs a deixar sua glória no céu para se tornar um homem e dar a vida por nós, a fim de que pudéssemos desfrutar do relacionamento com o Pai para sempre.
Somente quando olhamos para Jesus nossos corações são satisfeitos, nossas vidas são transformadas e nossos problemas mais profundos são solucionados.
Partes do texto retirados do capítulo 1 do livro Mulheres Aconselhando Mulheres. Autora Elyse Fitzpatrick. Editora Nutra.

留言