Cristo, a resposta de Deus para o Seu medo
- Resumo do capítulo 7 do livro Mulheres Aconselhando Mulheres. Ed. Nutra
- 2 de fev. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 3 de fev. de 2024
As perguntas a seguir podem te auxiliar a identificar as causas de seus temores, o quanto eles têm impactado sua vida e abrir caminho para que você experimente uma mudança.
Atribua uma nota de 1 A 5, sendo 1= NUNCA e 5= SEMPRE em cada frase.
* Eu sinto muito medo.
* Permito que o medo me paralise e me impeça de cumprir minhas responsabilidades.
* Desejo alívio ou fuga quando sou tentada a ceder aos temores.
* Desejo ser aprovada ou aceita quando sou tentada a ceder aos temores.
* Tenho procurado manipular ou controlar outros de alguma maneira por causa dos meus temores.
* Quando estou com medo, tenho dificuldade de crer que Deus possa me ajudar.
Some os pontos.
Encarar corajosamente as respostas dessas perguntas é o primeiro passo para aprender a vencer o temor.
Se o seu resultado for acima de 6, leia o texto abaixo com muita atenção e veja como Cristo pode ajudá-la a lidar com seus temores.
Ninguém é completamente isento de medo. O temor é comum a todos, até mesmo para aqueles que não o demonstram.
Medo do futuro, da morte, da doença, do desemprego, da solidão, são alguns tipos de temores que podem acabar controlando a nossa vida diária.
Deus nos dá a ordem de não temer. Ele simplesmente nos diz “não temas”.
Como Deus pode esperar que não tenhamos medo? Como podemos vencer nossos temores quando parece que estamos escravizadas por eles?
A Bíblia fala de um tipo de temor que é bom e até um mandamento. Em Mateus 10:28, está escrito: “temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo”. O Salmo 33:8 diz “Tema ao Senhor, toda a terra”.
Também existe outra categoria de temor - medo natural - que ajuda a nos proteger do perigo.
Entretanto, existe um ponto em que o temor natural e até mesmo a prudência, podem se tornar pecaminosos e podem nos oprimir e escravizar. Devemos procurar entender e lidar com as fontes dos nossos temores, porque alguns dos nossos medos são pecaminosos.
Embora Deus nos tenha dado a habilidade de sentir medo, a Bíblia ensina que o medo paralisante de pessoas, coisas ou circunstâncias não vêm de Deus.
A Palavra de Deus nos ensina que “No amor não há medo, pelo contrário, o perfeito amor elimina o medo, pois o medo implica castigo, e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor” 1 João 4:18.
Compreender o santo temor de Deus é a resposta para a sua luta com o temor pecaminoso. O temor santo e justo “reverencia” o Senhor. É o princípio da sabedoria. Esse tipo de medo crê que Deus é santo, justo, amoroso, poderoso e está no controle, de tal maneira que podemos ver as circunstâncias mais difíceis da vida por meio dessas verdades. É o tipo de medo que nos leva a confiar e obedecê-lo em tempos difíceis.
“Os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam pelo seu amor, para livrá-los da morte e conservá-los vivos em tempo de fome. Nossa esperança está no Senhor; ele é nosso auxílio e escudo” Salmo 33:18-20.
Temer a Deus também significa que você crê e busca viver de acordo com tudo o que Ele disse em sua Palavra. Devemos procurar descobrir a vontade de Deus em toda circunstância.
Deus declarou que a salvação – o resgate e o perdão que necessitamos – é por intermédio de Jesus Cristo. “E não há salvação em nenhum outro, pois debaixo do céu não há outro nome entre os homens pelo qual devamos ser salvos” Atos 4:12.
Temos a tendência de procurar uma solução rápida e indolor. Mas Deus nos assegura que é confiável descansar em Cristo. “Este é meu Filho amado; a Ele ouvi”.
Jesus prometeu que nunca ia nos abandonar e que seria nossa esperança e auxílio para os pecados que nos escravizam. Devemos confiar nele em vez de confiar em nós mesmas. Ele é Deus e por causa do seu grande amor, na cruz, ele tomou sobre si a ira de Deus por nosso pecado. Sua ressurreição prova que não necessitamos mais temer o julgamento de Deus.
Se você crê em Cristo como seu Senhor e Salvador, o poder de Deus está agindo em você. Quaisquer que sejam os temores que controlam você, Cristo é a resposta.
“... Não tenha medo, porque eu o remi; eu o chamei pelo seu nome; você é meu. Quando você passar pelas águas, eu estarei com você; quando passar pelos rios, eles não o submergirão; quando passar pelo fogo, você não se queimará; as chamas não o atingirão” Isaías 43:1,2.

Comments