top of page

As preocupações da vida

Preocupar-se com a vida e com o futuro é algo bastante comum, pois todos nós temos responsabilidades, objetivos e desafios a enfrentar. No entanto, preocupar-se demais pode levar a sintomas de ansiedade, estresse, insônia, irritabilidade e até mesmo a problemas de saúde física.

Em Mateus 6:25-34, Jesus nos ensina sobre isso. Preste atenção em suas palavras (NVI):

"Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?

Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal."


Agora percebam algumas aplicações práticas para as nossas vidas através desses versículos:

1.  Avaliar a fé: Como anda a sua fé? Jesus menciona a "fé pequena" ao falar sobre preocupações.

2.    Mudar o foco: Nosso alvo deve ser buscar primeiro o Reino de Deus e Sua justiça “e todas essas coisas (básicas da vida) lhes serão acrescentadas.”

3.    Confiar em Deus: Devemos nos lembrar de que Deus cuida das aves do céu e dos lírios do campo, quem dirá a nós que fomos criados à sua imagem e semelhança e por quem Ele já mostrou tanto amor!


ree

4.   Viver no Presente: Jesus nos ensina a não se preocupar com o amanhã. As preocupações quanto ao futuro são um fardo que não precisamos carregar.

 

A melhor forma de eliminar um mau hábito é substituí-lo por outro bom. Logo, considere as palavras do apóstolo Paulo sobre as nossas inquietações, descritas em sua carta aos Filipenses (4:6-9). Ele disse:

“Não andeis ansiosos por coisa alguma; pelo contrário, sejam os vossos pedidos plenamente conhecidos diante de Deus por meio de oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.”

 

 

 
 
 

Comments


Fabiana Gusmão. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page